ESCRITÓRIO

Atualmente à frente de um dos escritórios mais respeitados do país, que hoje leva seu nome, Fernando José da Costa, seguindo os passos de seu pai e de seu avô, iniciou sua carreira com o seu próprio escritório, onde obteve destacada participação em casos de grande notoriedade. Formou-se em Direito no ano de 1997, é mestre e doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e doutor em Direito Penal pela Università degli Studi di Sassari, na Itália.

Especializado em advocacia criminal, o escritório Fernando José da Costa Advogados, foi fundado em meados de 1925, pelo seu avô Paulo José da Costa, mas foi somente no ano de 1948, que o escritório passou a se dedicar exclusivamente a causas criminais quando o seu saudoso pai o Prof. Paulo José da Costa Jr, recém-diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo tomou a frente do escritório e passou a atender seus clientes na Rua São Bento, Edifício Álvares Penteado, defronte ao Largo do Café.

Mais tarde, em 1993, recém iniciado na Faculdade de Direito, foi a vez de Fernando se unir ao pai e, em 2004 se tornar sócio de ‘Paulo José da Costa Junior - Advogados’, confirmando a tradição familiar de dedicação às ciências jurídicas, em especial às ciências criminais, tendo em 2013, assumido toda a banca do escritório.

Fernando José da Costa foi por três mandatos Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, Vice-Presidente da Comissão de Direito Ambiental e Presidente da recém criada Comissão de Direito Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo. Lecionou na Fundação Armando Álvares Penteado por quinze anos e leciona na Pós-Graduação da GVLaw. Possui mais de dez livros jurídicos publicados, alguns juntamente com seu pai. É membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e também da comissão Juridica do Clube Athletico Paulistano, agraciado com sua indicação como membro da Société Internacionale de Defense sociale pour une politique criminelle humaniste – SIDS (Internacional Society of Social Defense and Humane Criminal Policy – ISSD).

Seu pai Paulo José da Costa Jr, no decorrer da sua trajetória singular se tornou uma das principais figuras do Direito Penal Brasileiro, tendo, em sua carreira acadêmica, obtido os títulos mais expressivos, notadamente os de Doutorado e Livre Docência pela Universidade de Roma, professor titular de Direito Penal pela Universidade de São Paulo, doutor honoris causa pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, entre outros. Perpetuou seu legado e carreira brilhante trazendo grandes colaborações na história do Direito, contando com inúmeros artigos e dezenas de obras jurídicas e literárias publicadas, sendo leitura obrigatória pelos acadêmicos do direito e no exercício da profissão. Foi membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, e recebeu em 2007 o Colar do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Faleceu em março de 2015, na cidade de São Paulo, aos 90 anos.

Fernando José da Costa Advogados possui uma equipe formada por profissionais altamente especializados e é hoje um dos mais conceituados escritórios de advocacia do país, resultado obtido através de nove décadas de comprometimento, sólida reputação, prestígio e prestação de serviços jurídicos com alto padrão e qualidade, destacadamente na área do Direito Penal Econômico e Empresarial.


Toda atuação do escritório é pautada no princípio da ética na relação com o cliente e na excelência técnica dos serviços prestados, proporcionando atendimento ágil e eficiente àqueles que lhe confiam suas causas.

Sua atividade advocatícia abrange, além da atuação preventiva, o todo o contencioso processual penal até a fase recursal em instâncias superiores, tanto na defesa do acusado pessoa física ou jurídica como na assistência à acusação, atuando também na área consultiva, com elaboração de pareceres e legal opinion. O escritório tem sua sede na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, e atua não só em todo território nacional como também no exterior.

O sócio Fernando José da Costa, foi eleito pela revista Análise Advocacia como um dos advogados mais admirados do Brasil nos anos de 2017, 2018 e 2019. O escritório já consta dos mais admirados desde 2008.